O planeta Terra é o terceiro maior planeta mais próximo do Sol, o mais denso e o quinto maior dos oito planetas do Sistema Solar. É também o maior dos quatro planetas telurianos. Às vezes é referido como o “Planeta Azul”. A Terra é o único corpo celeste em que a existência da vida é conhecida e é o lar de milhões de espécies de seres vivos, incluindo os humanos. O planeta teve origem em 4,56 bilhões de anos atrás, e um bilhão de anos mais tarde a vida apareceu em sua superfície. Desde então, a biosfera da Terra alterou significativamente a atmosfera e outros fatores abióticos do planeta, permitindo a proliferação de organismos aeróbicos e a formação de uma camada de ozônio que, juntamente com o campo magnético da Terra, bloqueia a radiação solar nociva e permite a vida no planeta. As propriedades físicas do planeta, sua história geológica e sua órbita permitiram que a vida sobrevivesse neste período. Acredita-se que a Terra pode suportar a vida por pelo menos mais 500 milhões de anos.

Sua superfície externa é dividida em vários segmentos rígidos, as chamadas placas tectônicas, que migram para a superfície da Terra por milhões de anos. Cerca de 71% da superfície terrestre está coberta por mares salgados, o resto é constituído por continentes e ilhas que contêm muitos lagos e outras águas que contribuem para a hidrosfera. Não sabemos da existência de água líquida em equilíbrio necessária para sustentar a vida como a conhecemos na superfície de outro planeta. Os pólos geográficos da terra estão, na sua maioria, cobertos por lençóis de gelo ou banquetes. O interior da Terra permanece ativo, com um manto espesso e relativamente sólido, um núcleo externo líquido que gera um campo magnético e um núcleo interno sólido constituído principalmente por ferro.

Foto: Reprodução

A Terra interage com outros objetos no espaço, especialmente o Sol e a Lua. Atualmente, a Terra orbita em torno do Sol uma vez a cada 366,26 gira em torno de seu eixo, o que corresponde a 365,26 dias solares ou a um ano estelar. O eixo de rotação da Terra tem uma inclinação de 23,4° em relação à perpendicular ao seu plano orbital, causando variações sazonais na superfície do planeta com um período correspondente a um ano tropical (365,24 dias de calendário). A Lua é o único satélite natural conhecido na Terra que iniciou sua órbita há 4,53 bilhões de anos. É responsável pelas marés, estabiliza a inclinação axial da Terra e diminui gradualmente a rotação do planeta. Há cerca de 4,1-3,8 mil milhões de anos, durante os intensos bombardeamentos tardios, os impactos dos asteroides causaram alterações significativas na superfície do planeta.

Os recursos minerais da Terra, juntamente com os produtos da biosfera, fornecem recursos que são utilizados para apoiar uma população humana global. Os habitantes da Terra estão agrupados em cerca de 200 Estados soberanos que interagem através da diplomacia, viagens, comércio e ação militar. As culturas humanas desenvolveram várias crenças sobre o planeta, incluindo sua encarnação em uma divindade, a crença em uma terra plana ou que a terra é o centro do universo, e uma visão moderna do mundo como um ambiente integrado que precisa ser protegido.

O relevo da superfície terrestre varia muito de um lugar para outro. Cerca de 70,8% da superfície terrestre está coberta por água, com grande parte da plataforma continental abaixo do nível do mar. A superfície submersa tem características montanhosas, incluindo um sistema de espinha dorsal mesoceânico global, vulcões submarinos, cavernas marítimas, canyons submarinos, planaltos oceânicos e abismos. Os restantes 29,2%, não cobertos de água, são constituídos por montanhas, desertos, planícies, planaltos e outras geomorfologias.

Foto: Reprodução

As formas superficiais do planeta Terra mudam ao longo dos períodos de tempo geológicos devido à erosão e à tectônica. Estruturas de superfície criadas ou deformadas por tectônica de placas estão sujeitas a intempéries constantes devido à precipitação, ciclos térmicos e influências químicas. Glaciares, erosão costeira, recifes de corais e grandes impactos de meteoritos também alteram a forma da superfície terrestre.

A crosta continental consiste em materiais de menor densidade, como granito eruptivo e rocha andesita. O basalto, uma rocha vulcânica densa que é o principal componente do leito marinho, é menos comum. As rochas sedimentares são formadas pela acumulação de sedimentos, que são compactados. Quase 75% da superfície continental é coberta por rochas sedimentares, embora representem apenas 5% da crosta.

A terceira forma de material rochoso na terra é a rocha metamórfica, que é o resultado da transformação dos tipos de rocha existentes por alta pressão, altas temperaturas ou ambas. Os minerais de silicato mais abundantes na superfície da terra são o quartzo, feldspato, anfibólio, mica, piroxeno e olivina. Os minerais carbonatados mais comuns são a calcita (encontrada no calcário) e a dolomita.

Foto: Reprodução

A pedosfera é a camada mais externa da terra, consistindo de solo e sujeita a pedogênese. Ela existe na interface da litosfera, atmosfera, hidrosfera e biosfera. Atualmente, cerca de 13,31% da superfície terrestre do planeta pode ser utilizada para fins agrícolas e apenas 4,71% apoia culturas permanentes. Cerca de 40% da terra é usada para pastagem e cultivo, 3.4×107 km² para pastagem e 1.3×107 km² para cultivo.

A altitude continental varia de pelo menos -418 m no Mar Morto a 8.848 m no cume do Monte Everest (estimativa de 2005). A altitude média é de 840 m acima do nível do mar.

Um planeta habitável é aquele que oferece condições capazes de sustentar a vida da forma que a conhecemos. A Terra fornece as condições agora consideradas essenciais, nomeadamente água líquida, um ambiente em que moléculas orgânicas complexas podem ser formadas e energia suficiente para manter o metabolismo. A distância entre a Terra e o Sol, a excentricidade da órbita, a velocidade de rotação, a inclinação axial, a história geológica, a atmosfera e o campo magnético protetor contribuem para a criação e manutenção das condições consideradas necessárias para o aparecimento e preservação da vida no planeta.

A Terra é o único lugar onde a vida existe que nós conhecemos. O conjunto de formas de vida de um planeta é por vezes chamado de “biosfera”. O desenvolvimento da biosfera começou provavelmente há 3,5 mil milhões de anos. Divide-se em biomas habitados por flora e fauna semelhantes em suas características gerais. Nas áreas continentais, os biomas são separados principalmente por latitude, altitude e umidade. Os biomas dentro do Círculo Ártico Ártico Ártico ou Antártico, em altas altitudes e em regiões extremamente secas, são pobres em plantas e animais; a biodiversidade é maior nas áreas baixas e úmidas da região equatorial.

Foto: Reprodução

Paisagens Naturais do Mundo

O Planeta Terra é lar de diversas formas de vidas e paisagens dos mais diferentes tipos. Tais ambientes enchem os nossos olhos e nos dão uma imensa vontade de viajar para conhecer todos os “cantos” do nosso mundo. Abaixo você pode conferir uma lista de de fotos das mais belas paisagens naturais do mundo.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Rate this post

Deixe uma resposta