Oriente

Uma aventura
Inédita

Patrocínio:

Conheça as rotas dos
navegadores chineses

Kat Schurmann, a história da nossa jovem marinheira


Transforme seu barco

Cada post desta série traz uma pergunta para você responder. Responda todas as perguntas e transforme seu barco em um veleiro moderno!

?

Katherine nasceu na Nova Zelândia em 1992. Antes disso, no entanto, já havia tido seu primeiro contato com os Schurmann, em um encontro casual que marcaria a vida de todos: durante a expedição “Dez Anos no Mar”, primeira grande aventura da Família Schurmann pelos mares, o neozelandês Robert, reconhecendo a bandeira brasileira no veleiro Aysso, apresentou Vilfredo e Heloisa à sua esposa Jeanne, também brasileira e então grávida de Kat. Tornaram-se amigos.

Kat Schurmann.

Poucos anos depois, no Brasil, Robert os reencontrou. Sua companheira, Jeanne, falecera. Ela havia contraído HIV em uma transfusão de sangue e transmitido o vírus ao marido e à filha. Robert pediu que Vilfredo e Heloisa adotassem seu bebê, e assim a pequena Kat passou, aos três anos de idade, a ser a mais jovem marinheira da Família Schurmann.

Apesar da luta diária contra a doença, as dores e os medicamentos que suportava, Kat nunca perdeu o bom humor e a vontade de descobrir e aprender coisas novas. Na longa lista de tudo o que amava no mundo não podiam faltar livros, jogos, música, filmes, os animais – em especial, os golfinhos – e vestidos rosa.

Dos cinco aos oito anos, fez parte da tripulação da “Magalhães Global Adventure”, a segunda expedição de volta ao mundo dos Schurmann, em que navegou mais de 900 dias com a família visitando 19 países em quatro continentes. Teve contato com diferentes culturas e fez amigos por toda parte. Fluente em inglês e português, estudou a bordo. Praticou diversas modalidades de esportes de aventura: rafting descendo rios, trekking em montanhas e vulcões, nado com os golfinhos, mergulho em Fernando de Noronha…

Sempre alegre e brincalhona, era uma determinada defensora do meio ambiente. Também tinha vontade de falar para as pessoas sobre sua condição e militar contra o preconceito de todo tipo. Sobreviveu muito além das expectativas que os diagnósticos médicos lhe deram e veio a falecer no dia 29 de maio de 2006, pouco antes de completar 14 anos. Sua incrível história de vida, com as lições que ensinou a todos e trechos de seu diário de menina, é contada por sua mãe, Heloisa Schurmann, no livro “Pequeno Segredo”, lançado em outubro de 2012.


Para poder responder a esta pergunta

?

Conheça o Game Oriente