Oriente

Uma aventura
Inédita

Patrocínio:

Conheça as rotas dos
navegadores chineses
Curiosidades

A origem da tatuagem


Procurando por pontos?

Responda corretamente à pergunta ao final desta página e ganhe pontos no Game Oriente

?

Você gosta de tatuagens? Esses desenhos lindos, que por vezes são curiosos, têm origem aqui na Polinésia Francesa, há 400 anos.

Existe até mesmo uma lenda sobre Tohu, o deus da tatuagem, que pintava os peixes do mar com cores e padrões vibrantes.

Mas quem usou a palavra “tattoo” pela primeira vez foi o naturalista Joseph Banks, a bordo do HMS Endeavour, descrevendo a “maneira indelével como aquele povo marca sua própria pele, de acordo com seu humor ou disposição”.

Na cultura polinésia, a tatuagem é um método tradicional de adquirir poder – ou mana, proteção e força espirituais, e é tida como um símbolo de caráter e hierarquia – o local de uma tatuagem no corpo deveria ser determinado pela genealogia e posição social. Enquanto pessoas sem tatuagens eram vistas como pertencentes ao nível social mais baixo, guerreiros tatuados eram muito mais atraentes para as mulheres.

Considerada uma arte, o ato de tatuar é uma cerimônia sagrada, e antes de fazer uma marca permanente, a pessoa deveria passar por um longo período de “limpeza”, o que incluía jejum e abstinência sexual.

Hoje, as tatuagens têm um função muito mais decorativa, mas na cultura polinésia elas eram feitas em momentos importantes da vida, como a chegada na adolescência.


Para poder responder a esta pergunta

?

Conheça o Game Oriente